Sagrado Rio de Janeiro

A Instituição

Fachada do Colégio

Pertencemos ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria – IRSCM –, cuja origem se deu em 24 de fevereiro de 1849, em Béziers, sul da França, fundado pelo Padre Pierre Jean Antoine Gailhac com Mère Saint Jean Pellissier Cure, procurando ser resposta aos apelos de mais vida, sobretudo para os excluídos da Sociedade.

No dia 10 de março de 1911, através do élan missionário das Irmãs Maria de Aquino Vieira Ribeiro, Maria de Assis e Santa Fé, vindas de Portugal, o carisma do Padre Gailhac chegou ao Brasil.

O Instituto está presente, hoje, em vários países: Brasil, Portugal, França, Itália, Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales, Estados Unidos da América, México, Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique.

Juntamente com a cidade de Ubá, em Minas Gerais, fomos os primeiros a acolher as religiosas em terras brasileiras.

A primeira casa no Rio de Janeiro situava-se em Vila Isabel, passando, posteriormente, ao bairro do Leme. Finalmente, em 1916, com a aquisição do Hotel Oceânico da Rua Tonelero 56, surgiu o Colégio Sacré-Coeur de Marie, hoje constituindo a Rede Sagrado - Colégio Sagrado Coração de Maria .

Nesses cem anos, construímos uma história educacional pautada nos princípios do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, cuja missão é “conhecer Deus e torná-Lo conhecido, amar a Deus e fazê-Lo amado, proclamando que Jesus Cristo veio para que todos tenham vida”.

Fazemos parte da Rede Sagrado, que integra os Colégios de Ubá, Belo Horizonte, Vitória e Brasília. Garantindo a unidade e a identidade dos cinco Colégios possuimos uma proposta educativa inspirada nos princípios norteadores da Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, a saber:

• Comprometer-se com o processo de democratização, apoiado nos princípios de PARTICIPAÇÃO e IGUALDADE, respeitando a diversidade e fundamentando-se na visão cristã do ser humano;

• Crescer na consciência de sua MISSÃO EVANGÉLICO-LIBERTADORA por meio de práticas comprometidas com a justiça evangélica, para a construção de uma sociedade solidária;

• Vivenciar a Missão legada por Padre Gailhac, partilhando o seu Carisma em defesa da vida humana, através de suas obras e atividades.


COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - RIO DE JANEIRO / RJ
Rua Tonelero, 56 - Copacabana | Telefone: (21) 2545-9900