Espaço Pedagógico

Avaliações

Conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, em seu artigo 24, inciso VI, e o Parecer CNE/CEB nº 05/97, a frequência anual mínima é de 75% do total dos dias letivos / horas aulas.

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É realizada mediante acompanhamento e registro descritivo do desenvolvimento da criança, tomando como referência os objetivos estabelecidos para essa etapa da educação.
O relatório de avaliação contém um registro sobre o desenvolvimento do grupo como um todo e de cada aluno em particular, ao final de cada semestre.

ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

- 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O registro será socializado trimestralmente, por meio do diálogo entre pais e professores, utilizando a Ficha Demonstrativa do Desenvolvimento Individual, que permite à família acompanhar o desenvolvimento da criança nas diversas áreas do conhecimento. Essa ficha será entregue definitivamente para as famílias somente no final do ano.

- 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Será realizada em 3 (três) etapas letivas, expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez), registradas em boletim, postadas no diário eletrônico e divulgadas às famílias a cada etapa letiva.

A média é obtida por meio de:

•  PROVA PARCIAL (PP): é aplicada a cada etapa letiva, com o objetivo de avaliar a aprendizagem de determinados conteúdos e habilidades.

•  PROVA ABRANGENTE (PA): tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos conteúdos e habilidades desenvolvidas em toda a etapa letiva.

•  PRODUÇÃO ACADÊMICA (trabalhos didáticos, relatórios, projetos): constitui-se em importante instrumento de aplicação e ampliação dos conhecimentos. Os trabalhos, relatórios e projetos são propostos pelos professores, a partir de um roteiro em que constam os objetivos, o critério de avaliação e a fonte de consulta.

•  SIMULADOS: são de caráter obrigatório e aplicados a partir do 9º ano até a 3ª série do Ensino Médio. Valem um bônus na média de cada componente curricular, de 0 (zero) a 1 (um) ponto, distribuídos nesta escala conforme o número de questões de cada modelo de prova e, consequentemente, de acertos obtidos pelo aluno.
O Simulado UFRJ é avaliado de forma diferenciada dos demais, podendo valer uma nota parcial de 0 (zero) a 10 (dez).

•  COMPROMISSO ACADÊMICO: entende-se por compromisso acadêmico a responsabilidade com a sua vida escolar, isto é, a pontualidade na entrega dos trabalhos, deveres de casa e de sala, tarefas desenvolvidas nos projetos ou qualquer atividade acadêmica combinada entre os professores e a turma, passíveis de mensuração. Os trabalhos que não forem entregues no prazo estabelecido serão aceitos apenas na próxima aula, valendo 50% (cinquenta por cento) do valor da pontuação.

CURSO DE REVISÃO

O curso de Revisão é oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental indicados pelos respectivos professores, para um melhor acompanhamento acadêmico.

PROJETO MONITORIA

O Projeto Monitoria é oferecido para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O objetivo do Projeto é o esclarecimento de dúvidas nos conteúdos dos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia e Ciências. As aulas acontecem no turno vespertino e são conduzidas por estagiários universitários, sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e dos professores dos respectivos componentes curriculares. O quadro de horário das aulas e os procedimentos para a participação no Projeto serão divulgados no início do ano letivo.

Os alunos que não puderem comparecer à Monitoria após convocação deverão trazer uma justificativa da família por escrito.
O aluno convocado a participar das aulas de Monitoria deverá comparecer exclusivamente no horário da aula, não podendo permanecer no Colégio ao término da mesma.

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - RIO DE JANEIRO / RJ
Rua Tonelero, 56 - Copacabana | Telefone: (21) 2545-9900