Ensino

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Enfatiza a importância da formação humana em sua totalidade, na vivência dos valores éticos e cristãos, aliada à busca de aprendizagens significativas e desafiadoras, comprometidas com os resultados e atividades acadêmicas, formando seres íntegros, fortalecidos na sua autoestima e seguros para construir sua subjetividade.

O trabalho é focado no desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem de forma concomitante aos conhecimentos num currículo que abrange Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências, Educação Religiosa e Inglês, além da Informática Educativa, trabalhada como ferramenta pedagógica aos apoios e instrumento de educação primordial nos nossos dias. Através de estratégias diversificadas, estimula o trabalho cooperativo, a troca de experiências, a autonomia, o espírito crítico, a criatividade e o desejo de aprender.

Efetivamos nossa prática de favorecer a formação de um ser que pensa, escolhe e decide, calcada na participação em projetos, atividades e trabalhos voltados para o benefício do outro e que levam o estudante a se posicionar quanto ao seu entendimento de mundo.

A partir de uma visão que prioriza o professor e o estudante como sujeitos e agentes no processo da aprendizagem, a elaboração de todo o projeto escolar se preocupa em ampliar o universo do estudante, desenvolvendo atividades estimulantes que levam à reflexão e à ressignificação dos conceitos que constroem o próprio saber.  

Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental-II, segmento que congrega as séries do 6o ao 9o ano, possibilita aos jovens o acesso aos saberes legados pela cultura e organizados no contexto das disciplinas escolares, oportunizando a construção de competências e habilidades por meio de situações que tornem esses saberes significativos. O desenvolvimento das habilidades se faz, como parte de um movimento, mediado pela escola e pelo mundo, por meio do qual os jovens enfrentam situações-problema específicas ligadas às suas vivências cotidianas.

Além da capacidade de compreender textos, criar hipóteses, resolver problemas e dominar os conteúdos programáticos traçados para essa etapa escolar, esses jovens constroem sua autonomia durante esses quatro anos letivos, conquistando a formação básica de um cidadão, mediante:

1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
2. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
3. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes e a assimilação de valores;
4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
5. O desenvolvimento da capacidade de aderir, em graus diversos e crescentes, a projetos e atividades de transformação social que conduzam à promoção humana de todas as camadas da população.

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - RIO DE JANEIRO / RJ
Rua Tonelero, 56 - Copacabana | Telefone: (21) 2545-9900